O BRADO DE UM VENCEDOR

Pastor Eduardo Saba - 17 de Setembro 2017, Goiânia-GO

Começando a terceira fase do projeto Neemias, a fase de Celebração, depois de passarmos pelas fases de tirar os entulhos e reconstrução, nesta etapa será um tempo de adoração, celebração e alegria no Senhor. Em Filipenses 4:4 diz “alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez vos digo alegrai-vos”.

Mesmo que nós ainda não tenhamos tirado todos os entulhos, nem reconstruído tudo que planejamos, ainda assim, queremos que você tenha o propósito de adorar e se alegrar no Senhor.

Fases que Neemias passou e que se identificam com as nossas lutas:

A) Choro e Clamor (Nm 1:4) – Neemias, que era escravo do rei da Pérsia, exercia o papel de copeiro e quando soube a situação de Jerusalém, a cidade de seus pais, chorou, jejuou e orou. Nós também temos fases difíceis na vida, mas quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo seus feixes (Sl 126:6).

B) Desejou ser canal da reconstrução – Depois do sentimento de tristeza, Neemias toma atitude de ir até Jerusalém, caminhar mais de 1500Km no lombo de um animal, para reconstruir os muros. Deus também deseja que disponhamos a agir e possamos construir bases sólidas na nossa forma de viver.

C) Fase da Resistência (Nm 4:2) – Ele enfrentou ciúmes, calúnias, desprezo, ameaça de morte, palavras malditas, pessoas movidas pelo maligno para tentar paralisá-lo. E você? Já enfrentou situações como essas?

D) Desânimo dos seus companheiros (Nm 4:10) – Muitas vezes pessoas em quem você confia, que poderiam estar te incentivando, caminhando junto, desanimam e acabam roubando suas forças.

Mesmo após essas fases vividas, Neemias investe na reconstrução de uma nova história para seu povo. Agora, passa ao momento de dar um brado de vitória.:

A pessoa que tem um brado de vitória é aquela que:

A) Se humilha diante de Deus sem deixar que outros o subjuguem (Nm 9:1-2)

B) Confessa seus pecados e as iniquidades de seus pais (Nm 9:2b)

C) Vence a Intimidação (Nm 6:3-8) – Neemias não se deixou ser paralisado e muito menos aceitou que desmotivassem seus companheiros. Você já sentiu que alguma situação ou alguém foi usado para tentar intimidar você?

D) Vence o medo (Nm 4:4)

E) Não perde o foco (Nm 6:3) - O propósito dele foi de reconstruir os muros e não perdeu seu alvo. E você, está focado em reconstruir sua família, autoestima, ministério, vida espiritual, sonhos, etc.?

F) Sua vitória começa primeiro interiormente (Nm 1:11) – Sonhe antes de executar um projeto.

G) Sonha os sonhos de Deus (Nm 5:14) – Deus honrou Neemias fazendo dele governador em Jerusalém. Você crê que Deus vai te honrar ao se dedicar ao propósito dele?

Hoje proponha ter um brado de vitória nos seus lábios e no seu coração, ainda que o processo de conquista não esteja completo. Lembre-se: “A alegria do Senhor é a nossa força” (Nm 8:10)

Observações ao Facilitador (Célula):

- Estimule a participação do grupo.

- Faça perguntas ao longo do compartilhamento da palavra e dê espaço para as todos participarem.

- Não é necessário abordar todos os tópicos ou ler todos os versículos citados, o mais importante é levar o grupo a entender como a palavra pode ser aplicada na vida de cada um.

- O tempo total do compartilhamento da palavra deve ser de aproximadamente 20 min, esteja atento.