DANDO DIREÇÃO À SUA ALMA

Pastor Eduardo Saba - 03 de Setembro 2017, Goiânia-GO

Sl 103:1-5, 10-14

Esse é um Salmo de Davi, rei de Israel, ele era duro na guerra, mas sensível à presença de Deus. Ele reconhecia que tudo que alcançou, saindo da posição de cuidador de ovelhas e chegando ao reinado de Israel, veio de Deus, sua graça e misericórdia.

Como e porque devemos bendizer ao Senhor?

A) Pelo que somos (Sl 103:1b) – tudo que há em você deve bendizer ao Senhor que te criou. Existem momentos de alegria e de luta. Aquilo que você é, com qualidades e defeitos, louve ao Senhor.

B) Jamais devo esquecer o que Ele fez e faz na minha vida (v.2) – Muitas vezes lembramos do mal que nos atingiu, do momento traumático e esquecemos de todos os benefícios que o Senhor já nos concedeu, esquecemos que Ele é um Deus de amor, graça e perdão (Fl 3:13). Traga a memória o que traz esperança. (Lm 3:21)

C) Dê um palavra de ânimo para sua alma (v.1) – A alma aponta para a mente, desejos, emoções, o ser interior. Precisamos dar uma direção clara a nossa alma para não se entregar. Para ajudar nesse processo:

C.1) Use as palavras para motivar a vida de outros. (Pv 12:18; 15:4)

C.2) Use palavras para fortalecer sua própria vida – Você pode usar palavras de construção ou de destruição. (Pv 13:3; Mt 12:36-37)

C.3) Vigie seus próprios pensamentos. (Fl 4:8)

D) Ele é quem perdoa você (Sl 103:3,10,12) – Você não precisa sentir-se culpado. Se você confessou seu pecado ele perdoou todos eles, não apenas alguns. Isso é graça, favor imerecido, amor em ação.

E) Ele é o Deus que te sara (Sl 103:3)

F) Ele é o Deus da sua provisão (Sl 103:5)

G) Ele providencia o que você necessita.

H) Bendiga ao Senhor porque Ele é seu Pai (Sl 103:13) – Deus sabe que, como filhos, precisamos de seu cuidado, ternura e força.

CONCLUSÃO:

Ainda que você viva momentos difíceis dê uma direção à sua alma, dizendo “bendize, ó minha alma, ao Senhor”, trazendo à memória sempre todos os benefícios que a presença de Deus produz em sua vida.

Para célula:

Qual é sua tendência natural, se lembrar das coisas boas ou ruins? Como você lida com as frustrações?

Como podemos ter uma alma mais grata?

Vamos exercitar? (Dê oportunidade para cada participante da célula falar palavras de gratidão a Deus por algo em sua vida)