A FORÇA DO QUEBRANTAMENTO

Pr. Eduardo Saba - 30 de Julho 2017, Goiânia-GO

Salmo 34:18; 51:17

Quando vemos injustiças sendo praticadas como assassinatos, estupros, sequestros e outros, ficamos indignados, pensamos que quem comete esses atos não tem “coração”, não se sensibiliza com o outro. Dentro da igreja temos, porém, algumas pessoas que parecem não ser sensibilizadas pelo toque do Espírito. São pessoas que apesar de conhecerem a verdade, ficam apáticas ao agir de Deus, como se recusassem a viver a verdade e ficam escravas de mentiras malignas ou de suas próprias mentiras

O que é quebrantamento? Qual sua força na edificação de uma vida cristã saudável?

Ser quebrantado é ser sensível a ação de Deus em nossa vida, saber responder a Ele, tirar as resistências da mente, da alma e do espírito e se deixar ser vulnerável ao toque do Espírito Santo. É reconhecer suas debilidades, fraquezas, orgulho, presunções e deixar o coração ser tratado e submeter-se ao controle de Deus.

O que pode ser impedimento para o quebrantamento?

a) Dureza de coração – Não se deixa ser tratado, talvez por medo de ser humilhado. Cauteriza sua própria consciência.

b) Se entregar ao prazer do pecado – Embora estejamos sujeitos ao pecado, não podemos ser escravos dele, nem deixar que nos domine (I Co 6:12). Nem sempre pecado está relacionado com coisas horríveis, muitas vezes ele dá prazer no primeiro momento, mas pode nos escravizar. Quando, porém, somos quebrantados, percebemos o que o pecado está produzindo em nós, nos aproximamos de Deus e oramos como Davi no Salmo 139:23,24.

c) Viver na prática do pecado (I Jo 3:9 e I Jo 1:9)

d) Indisposição de renúncia à própria vontade (Lc 14:33) – Uma pessoa quebrantada se dispõe a renunciar ao governo dos prazeres e ao comodismo.

Características de uma pessoa quebrantada:

1) Sabe usufruir do descanso de Deus (Hb 4:1-2, 7) - Não deixa que seu coração o traia.

2) Não tenta justificar seus erros - Não fica acumulando desculpas, pelo contrário assume seu erro e tem coragem de perdoar e pedir perdão. O quebrantado não fica preso ao orgulho, confessa e deixa (Rm 12:18).

3) É diligente com o que está em suas mãos (Pv 22:29; Ec 9:10)

4) Tem sensibilidade à santidade de Deus – Tem consciência de que Deus não é uma mera religião, mas é Pai, Criador, Deus que comunga conosco, por isso, percebe a ação do Espírito.

5) Sabe ser grato mesmo quando é confrontado – O quebrantado sabe reconhecer alguém que investe em sua vida, que o corrige em amor. Mike Murdoc disse “ o dia mais perigoso em sua vida é quando seu mentor perde o interesse em te corrigir”. Davi foi exemplo nesse aspecto quando confrontado pelo profeta Natã (II Sm 12).

6) Tem propósito de glorificar mais a Deus do que a si próprio (Cl 3:23)

CONCLUSÃO:

Como está sua sensibilidade à voz de Deus?

“Hoje se ouvirdes a sua voz não endureçais o vosso coração” Hb 4:7

Descanse no Senhor, confesse seu erro, valorize o que está em suas mãos, seja sensível à santidade de Deus, tenha um coração grato e glorifique ao Senhor.

Perguntas para Célula:

Já teve ocasiões em que você endureceu seu coração? Qual foi seu sentimento?

Já teve alguma ocasião em que você se sentiu quebrantado pelo Senhor? Qual foi a sua resposta?