TIRANDO ENTULHOS

Pra. Moema Saba - 09 de Julho 2017, Goiânia-GO

Texto Bíblico: Mateus 15.10, 11, 15-20 /Marcos 7.14-23

Pecados provindo do coração relacionados nos dois textos: Maus pensamentos, homicídios, imoralidade sexual, adultério, prostituição, furtos/roubo, falsos testemunhos, blasfêmias, cobiças, maldades, engano, devassidão, inveja, calúnia, arrogância, insensatez.

INTRODUÇÃO:

O entulho é algo inútil que ocupa o lugar de algo útil. Ele embaraça o caminho, junta sujeira, pode atrair insetos, gerar doenças etc., livrar-nos deles traz alívio, é como se ele de alguma forma fosse um peso para nós.

Como o entulho comum, os entulhos interiores que vamos acumulando ao longo da vida, nos suja, adoece e nos impede de prosseguir. Muitas pessoas estão paradas, estagnadas, adoecidas em razão deles.

Deus quer a sua igreja desembaraçada, livre. Para isso, devemos nos propor a desentulhar o nosso interior. O Espírito Santo é o nosso grande cooperador nesse sentido.

I - PROCESSO DE DESENTULHAMENTO:

a) Desapego

b) Coragem para começar

c) Esforço e trabalho

II - PÓS DESENTULHAMENTO:

a) Limpeza com água

b) Alívio

III - ALGUNS ENTULHOS MUITO COMUNS (Romanos 1.28-32):

1) Mágoa, ressentimento, falta de perdão. Mateus 6.9-15 / Mateus 18.23-35 (servo incompassivo) – A mágoa e ou falta de perdão produzem tormento e retém o perdão de Deus.

2) Orgulho/soberba – O orgulhoso e soberbo é extremamente voltado para si, não considera e respeita o outro, está sempre se vangloriando e se colocando acima dos outros. Filipenses 2.3-9.

3) Inveja – É um entulho sutil – Desgosto provocado pela felicidade ou prosperidade do outro. Desejo de possuir ou gozar do que o outro tem. I Coríntios 3.3 / Gálatas 5.21,26 /I Pedro 2.1.

4) Murmuração (I Coríntios 10.10 / I Pedro 4.9) – Os murmuradores sempre acham motivos para reclamar. Veem tudo de negativo e nada de positivo. Esse tipo de pessoas cometem o pecado da ingratidão.

Os murmuradores correm grande risco de se tornarem fofoqueiros, difundindo boatos infundados sobre as pessoas.

Para construirmos qualquer coisa de valor, precisamos antes tirar os entulhos e limpar o lugar.

Façamos juntamente com o Espírito Santo este grande mutirão, para que possamos construir com a ajuda de Deus, o seu grande propósito na nossa vida.

Sábio é quem ouve a palavra de Deus e a pratica.