TIMÓTEO

Pr. José Natal - 02 de Julho 2017, Goiânia-GO

Introdução

Ensinado na Palavra desde a infância pela sua mãe Eunice e sua avó Lóide - llTim. 1:5, 3:14,15.

Paulo o ganhou para Cristo - lTim.1:2.

At.16:2 - Bom testemunho.

Seus Atributos:

1o. Cooperador - Fp. 2:19,23, filho na fé de Paulo.

Cooperador de Paulo - At.16:21.

Mensageiro de Paulo ( lTes.3:6, lCor.4:17, Fp.2:19).

Esteve preso com Paulo em Roma - Fp.1:1, HB.13:23.

Cuidava dos interesses de Cristo Fp.2:21, dos interesses da igreja de Cristo Fp.2:20.

2o - Era um homem singular - Fp.2:20a.

Pela sua obediência e submissão à Cristo e ao apóstolo, como filho ao pai. De igual sentimento - significa: meu igual, companheiro, íntimo amigo. Pensava o mesmo pensamento e tinha a mesma alma.

3o - Era um homem que cuidava dos interesses dos outros - Fp. 2:20b.

Aprendeu esse princípio com Paulo e com Cristo - Fp.2:4 e Fp.2:5 e 17.

Timóteo teve um alvo, teve foco. Não fico agradou o se eu, não buscou vantagem. Não agradou a si mesmo. Cuidou dos interesses da igreja.

Há dois estilos de pessoas: Fp.1:21 - os que vivem para Cristo. F2:21 - os que vivem para si mesmo.

Timóteo estava em Fp.1:21, nos irmãos Fp.2:20b e não no seu eu

4o - Um homem de caráter provado - Fp.2:22.

Tinha um bom testemunho antes de ser missionário - At.16:1,2.

Agora Paulo está passando o bastão, o comando e ele continua aprovado Fp.2:22 - O sucesso só é sucesso quando tem um sucessor bem sucedido.

Muitos líderes são grandes em fama, riquezas, mas anões em caráter. Vivemos uma crise de integridade. Precisamos de homens íntegros, provados e modelos do rebanho.

5o - Timóteo era um homem disposto a servir - Fp. 2:22b.

Serviu ao evangelho com Paulo. Embora era como filho e o pai, serviu no mesmo projeto e propósito. Ele não serviu à Paulo homem, serviu com Paulo.