DESENTULHANDO O QUE NOS IMPEDE DE AVANÇAR

Neemias 2:17 e 20;

Genesis 26:1-4, 12-19

Introdução

Na vida de Neemias e de Isaque havia algo que em comum, ambos enfrentaram momentos difíceis.

Neemias, estava vivendo na Pérsia, como servo do rei e ocupava uma posição privilegiada. Porém, soube através de seus compatriotas que a cidade de Jerusalém, que estava a 1500 quilômetros de distância, estava entulhada a mais de 100 anos, muros derrubados, portas queimadas e o povo vivendo em grande miséria, humilhação e sem forças para reagir. Neemias então, propõe se locomover até Jerusalém para ajudar a reconstruir os muros da cidade.

Já Isaque, enfrentou período de fome na terra em que habitava, o que o obrigou a procurar uma opção de suprir a si e aos que estavam com ele. Ele então prosperou seu caminho e avançou.

Por que o projeto de Isaque avançou?

1) Ele decidiu sair daquela situação que o oprimia (v.1) – Era um tempo de seca e havia fome na terra. Isaque tomou a atitude de sair daquele estado que lentamente poderia destruir a ele e sua família.

2) Resolveu plantar mesmo em tempos difíceis (v.12) – A terra estava seca, não havia chuva, nem poços jorrando água, porém continuou plantando, crendo que o Senhor o abençoaria e colheu a 100 por 1.

3) Tinha consciência que a benção do Senhor estava sobre ele (v.12) – Por que o Senhor o abençoava?

a) Ele obedecia a voz de Deus (v.2, 5, 6) – muitas vezes queremos as bênçãos de Deus, mas não estamos dispostos a ouvi-lo e obedecê-lo (Isaías 1:19-20).

b) Ele cria na promessa de Deus (v.3) – saiba crer e esperar no Senhor e na sua promessa (Isaías 40:31).

c) Ele valorizou seu encontro com Deus (v.2) – Você valoriza seu tempo com deus?

d) Aprendeu a discernir o não de Deus (v.2) – “Não desças ao Egito”. Não saia da posição que pode trazer bênçãos à sua vida.

4) Se esforçou para tirar os entulhos de seu caminho (v.15) – Não se acomodou porque entulharam seus poços, mas continuou cavando (v.18,21,22).

5) Aprendeu a resistir - Foi perseverante e não aceitou que os entulhos colocados por outras pessoas impedissem que seus poços jorrassem água.

Pergunta para célula:

Em nossas vidas, o que pode representar os “entulhos”? O que pode estar nos impedindo de avançar?

O resultado das atitudes de Isaque:

1) Encontrou o poço que jorrava (v.22 e 33)

2) Até o inimigo reconheceu que a bênção do Senhor estava sobre ele (v.28 e 29)

Conclusão

Proponha firmemente não deixar que os entulhos que jogaram sobre sua vida ou que você mesmo acumulou impeçam que a bênção de Deus te alcance, bloqueando o avançar e o sucesso daquilo que você tem empreendido.

Deus fará nesses dias com que sua vida, família, igreja, negócios, possam usufruir da bênção como foi com Isaque.