GRAÇA QUE ALCANÇA OS DIFERENTES

Pr. Eduardo Saba - 09 de Abril 2017, Goiânia-GO

João 12:1-3

Introdução

O Senhor Jesus disse em João 8:32 “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Temos visto pessoas que, embora tenham provado a liberdade em Cristo, acabam ignorando a liberdade que a graça produz. Maquiavel já disse “como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão”. Se isso é trágico no mundo secular, imagine no mundo espiritual, quando as pessoas abrem mão da graça de Deus, que dá a elas a condição de serem livres.

Afinal, o que é graça?

• Favor imerecido;

• É estender favor ou bondade a alguém que não merece e que jamais poderia ganhar favor por seus próprios meios;

• É Cristo morrendo nossa própria morte, pagando um preço que era nosso e satisfazendo as exigências do Pai sobre o pecado. Para que essa graça seja usufruída em nossa vida é necessário aceitar o dom gratuito de Deus (Jo. 3:16; Ef. 2:8-9).

Vejamos como a graça alcança diferentes tipos de pessoas e como cada delas reage ao que Deus oferece:

1) Os rejeitados da sociedade (Mt. 26:6-7) – Vemos Simão recebendo a Jesus. Ele era leproso e por isso era rejeitado e excluído do convívio social, porém, Jesus foi à sua casa. Ele vai em busca de todos, não faz acepção de pessoas.

2) Aquele que serve (Jo. 12:2) – Marta servia. É preciso haver pessoas de coração aberto em todos os sentidos, a irmã de Lázaro se dedicava a servir a Jesus. Precisamos de gente que sirva, se empenhe e que ao mesmo tempo tenha seu momento a sós com Deus, tempo de ouvir a Deus.

3) O infiel e traidor (Jo. 12:4-6) – Judas teve as mesmas oportunidades dos demais apóstolos, viu Jesus curar, ressuscitar, multiplicar pães e ouviu suas palavras. Mas abriu mão de tudo para trair, roubar, deixou o amor de Deus. Quantos hoje também abrem mão do grande amor que já foi provado em sua vida?

4) Os que negam a Jesus com a máscara da religiosidade (Jo. 12:10-11) – Os principais religiosos da época rejeitaram a graça do Senhor e queriam destruir o autor da Vida, bem como Lázaro, que ressuscitara e era o testemunho de um milagre. Muitas vezes as pessoas negam a graça por causa de conceitos religiosos.

5) Multidão (Jo. 12: 12,13,18) – Aqueles que seguem a maioria. Esses estavam atrás de sinais, disseram Hosana a Jesus e logo mudaram de opinião dizendo “crucifica-o”.

6) Os gratos e adoradores (Jo. 12:3) – Maria se sentava aos pés de Jesus e agora dá o que ela tinha de melhor para honrá-lo, um perfume de nardo puro que valia aproximadamente o salário de um ano inteiro de trabalho de um trabalhador comum. Esses são os que dão resposta à graça liberada, aqueles que sua prioridade é adorar ao Senhor, dão a Jesus o melhor. Esse perfume contagia, não há como esconder, aqueles que tem coração grato oferecem o que tem com alegria.

Conclusão:

A graça do Senhor é estendida a todos nós, independente de quem somos, mas nós podemos dar respostas diferentes a Ele.

Você se identifica com algum desses tipos de pessoas?

Que tipo de resposta você tem dado a Deus em momentos de desafios?