QUEM É O HOMEM?

Pastor Eduardo Saba - 27 de Maio 2018, Goiânia-GO

Sl 8:3-6

Sl 115:15-16

Você já pensou quem você é?

Talvez a resposta seja um ser humano feliz, realizado, vencedor, que sabe o que quer e onde quer chegar, que visualiza seu destino, passado, presente e futuro. Ou pode ser alguém que se sente frustrado, amargurado, machucado, inquieto, indeciso, infeliz.

Apesar de sermos uma geração privilegiada da história, vivendo a tecnologia avançada para facilitar a vida do homem, isso não se traduz em uma vida realizada e plena.

Vamos entender, quem é o homem sob a ótica de Deus?

1) Ele é a imagem e semelhança de Deus, seu criador (Gn 1:26-27 e Sl 8:3) – O homem não é produto da geração espontânea, nem descendente de algum animal. Ele foi criado a imagem e semelhança do seu criador. Deus escolheu o homem para ser a coroa de sua criação e ser o objeto do seu especial amor. O Rei Davi se maravilhava com a beleza da criação (Sl 139:13-14).

2) O homem se tornou a imagem ofuscada de Deus (Sl 8:4) – Por causa do pecado, da desobediência de Adão e Eva, toda raça humana foi afetada, corpo, alma e espírito (Rm 3:23; I Jo 1:8). O pecado deformou a imagem que devíamos ter.

3) Deus restaura a imagem do homem através de Jesus (II Co 5:17) – Deus se lembra de nós (Sl 8:4; Ef 2:5)

4) O homem é a imagem em processo de restauração – Ainda que tenhamos provado uma nova vida, que tenhamos o espírito recriado, a nossa alma precisa dia a dia ser processada e moldada à imagem do seu criador (Rm 12:2; II Co 4:16).

Entendamos então, quem é o homem restaurado e qual o propósito de Deus para ele:

A) Não somos fruto do acaso (Ef 1:4-5; At 17:25 e 27) – Ainda que seus pais não tenham planejado seu nascimento, Deus planejou que você viesse ao mundo. Você não é um acidente, nem um erro de percurso.

B) Ele deu domínio ao homem sobre toda criação (Sl 115:16; Gn 1:28) – Cabe a nós a administração daquilo que está na Terra. Trabalhar, cuidar da família, cuidar do corpo e mente, criar e desenvolver tecnologias. Deus confiou o governo da Terra em nossas mãos porque acredita que somos aptos para isso.

C) Preciso conhecer o propósito de Deus para minha vida – Não devo ficar murmurando, culpando a Deus, e, muito menos, deixar minha vida ser dirigida por mágoas, medos, culpas, ou qualquer outro sentimento que deforme o que Deus tem para mim.

D) Deus espera que nós exerçamos nosso papel (Sl 115:16) – Enquanto esperamos passivamente Deus agir, Ele espera que nós demos um passo em sua direção para que Ele gere o sobrenatural (Jo 16:24).

CONCLUSÃO:

O ser humano é a coroa da criação, restaurado em Jesus a imagem e semelhança do seu criador. O propósito de Deus para nós é que sejamos sua voz na terra e administremos o que Ele colocou em nossas mãos.

Perguntas para a célula:

Você já pensou sobre quem você é?

Sua conclusão te motiva ou te frustra?

O que mais falou com você nessa palavra?