O VERDADEIRO PÃO

Pastor Eduardo Saba - 25 de Março 2018, Goiânia-GO

Rute 1:1-9; 16-17

INTRODUÇÃO:

Se teu filho pequeno estivesse com fome, como você saciaria sua fome? Daria pipoca, fandangos, balinhas, chocolates? Isso poderia até enchê-lo provisoriamente, mas não seria capaz de nutri-lo e fortalece-lo.

No mundo espiritual, também temos fome e sede, porém, precisamos nos alimentar do verdadeiro pão que vem do céu, que é o Senhor Jesus.

A fome interior nos leva a fases distintas em nossa vida:

1) Saímos a procura do pão (Rt 1:1) – nossa fome interior pode nos levar a sermos vulneráveis a qualquer doutrina religiosa ou filosófica, muitas vezes isso nos leva a alimentarmos do “pão da ilusão”, que nos decepciona e nos frustra. Na verdade, precisamos mesmo é do verdadeiro Pão. (Mt 5:6)

2) Saímos da “casa do pão” (Belém) para o mundo (Moabe) – Isso significa que deixamos o melhor de Deus e buscamos saciar a nossa fome com prazeres do mundo (dinheiro, baladas, vicíos, reconhecimento humano, etc). Sem percebermos, procuramos algo que substitua o que só Cristo pode saciar.

3) Moabe (que representa “o mundo”) com o tempo vai nos decepcionar – Chega um momento em que descobrimos que o pão de Moabe não nos satisfaz. No início, parece um bom pão, porém, descobriremos que Moabe é cruel, roubará seu marido, filhos, sonhos, vitalidade (Rt 1:3,5).

4) Descobrimos que o verdadeiro pão não está em Moabe (Rt1:6)

Para provarmos o pão verdadeiro precisamos aprender:

A) Sermos fiéis e gratos (Rt 1:16,17) – A nora de Noemi conheceu o verdadeiro Deus e se manteve fiel a Ele e a sua sogra, se tornou grata por tudo que havia vivido naquela família.

B) Sermos resolvidos (Rt1:18) – Não perca seu alvo, persiga-o com força. Agora, Noemi e Rute descobrem que há pão em Belém e é ali que elas querem estar. Queira estar em comunhão com seu Deus.

C) Reconheça o tempo de voltar (Rt 1:6,7) – Noemi não parou sua vida, agiu. Rute buscou a oportunidade para refazer sua história, creu que tinha chegado o tempo.

D) Não use de chantagem emocional (Rt 1:18-19) – Noemi não pressionou suas noras para ficarem com ela ou irem para sua terra, entendeu que elas tinha livre arbítrio.

E) Disponha a recomeçar de forma mais inteligente sua vida (Rt 4:14-15) – Rute se torna a bisavó de Davi, que por sua vez, faria parte da descendência de Jesus. Aquele momento de indignação produziu um recomeço que revolucionou, não apenas sua história, mas da sua geração.

CONCLUSÃO:

Talvez nós, na ânsia de saciarmos nossa fome, tenhamos buscado alimento em lugares inadequados, que não podem nos saciar. Agora ouça a voz do Senhor, volte e alimente-se na “casa do pão”, pois aqui sempre haverá pão quentinho, que nos alimentará de forma saudável.

O que pode ser uma “Moabe” em sua vida?

Você já precisou reconhecer que já era tempo de mudar de atitude e teve dificuldade de fazê-lo?

O que mais falou com você nessa palavra?