MILAGRES

Missionária Wanessa - 11 de Março 2018, Goiânia-GO

JOÃO 5:1-18

INTRODUÇÃO:

Quanto tempo vale a pena perseverar?

Pensemos em Thomás Edson que somente depois de 1.200 tentativas frustradas chegou ao resultado esperado.

Esse homem nunca desistiu de seus objetivos e chegou a ser considerado um dos maiores inventores da humanidade por sua insistência em buscar.

A AÇÃO DE DEUS NAS NOSSAS VIDAS

1. Onde está posta a minha fé (v.1-4)

Os três primeiros versículos são para da contextualização. João quer nos por a parte do cenário da ação e o que estava acontecendo. O milagre retratado na perícope é o 3º milagre do evangelho de João - milagre não narrado nos outros evangelhos.

V.1 - Festa em Jerusalém: festa dos judeus (Páscoa, Pentecostes ou Festa dos Tabernáculos. O judeu deveria ir 3 vezes ao ano a Jerusalém celebrar as três festas. Jesus cumpriu toda lei. Jesus voltou para Jerusalém depois de 4 meses na Galiléia com o objetivo de cumprir as ordenanças de Moisés. Jesus era judeu e como tal seguia a lei de Moisés. Não se sabe exatamente qual festa era esta, mas os estudiosos acreditam que era a festa dos tabernáculos.

v.4 - Nos textos originais esse versículo não existe, ele foi posteriormente acrescentado por um copista para explicar fé daquele homem nessa superstição. Mas isso não prejudica o texto porque no versículo 7 João conta a mesma situação, o versículo 4 é uma ajuda na introdução e compreensão do fato.

2. Quando não tenho o suficiente (v.5-7)

v.5 - A longa duração da enfermidade havia destroçado a esperança daquele homem. Tinha tentado jogar-se na água, não tinha ajuda e isso faz com que o milagre de Jesus fosse ainda mais notório.

v.6 - Queres ser curado?

v.7 - Esse homem faz o que todos nós costumamos fazer, pois limita o agir de Deus aos seus moldes e seus conceitos.

Aquele homem estava enfermo há 38 anos e o texto não deixa claro há quanto tempo ele estava ali, mas ele devia estar muito cansado e não acreditava mais em sua cura, sabia que por seus méritos próprios nunca seria curado, porque não tinha condições físicas para ganhar a corrida por sua cura. Sempre haveria alguém menos enfermo para chegar na sua frente. Ele não tinha ajuda, estava sozinho.

O homem que curava toda sorte de enfermos estava diante dele e ao invés de prontamente responder que queria ser curado ele queixa da sua realidade. Hoje você pode se sentir sozinho, sem um amigo que te ajude a chegar no lugar de cura, mas o Messias, aquele que veio para buscar e salvar o perdido está te perguntando : você quer ser curado?

3. Jesus não precisa de nada para agir (v. 8-9)

Aquele seria um milagre diferente. Aquele homem, não foi atrás de Jesus não pediu por um milagre, ao contrário, quando Jesus fez a pergunta que poderia mudar o rumo da sua história ele olhou para si mesmo, não olhou para Jesus.

O milagre de Jesus não depende de mim!

v.8 - Tomar o leito era de fundamental importância nesse caso, todos conheciam aquele homem e o fato dele carregar o leito era testemunho de sua cura, todos veriam claramente que ele estava andando. Era uma cena forte e capaz de abalar aos que estavam vendo. Ele fora curado por meio de Cristo, o único capaz de tirar aquele homem da sua mazela.

v.9 - Era sábado - Jesus é senhor do sábado, como Deus trabalha ele também trabalhava, aqui vemos a manifestação de Jesus como Deus vivo encarnado. Aqui podemos destacar uma regra de ouro: embora o mundo inteiro ardentemente se enfureça, devemos proclamar a glória de Deus e celebrar suas obras, até onde sua glória requeira que se faça conhecida. Quando nos envolvemos em atividades que glorificam o nome de Deus o sábado não é quebrado. O fato do homem carregar o seu leito era parte do milagre pois testificava a todos que aquele homem que estivera 38 anos enfermo agora caminhava porque a misericórdia de Deus o alcançou e por isso cada pessoa que o via sabia que algo havia acontecido, o seu caminhar era testemunho do milagre de Cristo.

4. O mais importante (v.14)

v.14 - Estás curado: no original significa que o homem tinha renascido. para que não te suceda coisa pior , essa coisa pior no original grego está em tempo aoristo, o que significa que é uma coisa que começa e dura a eternidade, nesse instante Jesus estava se referindo a morte eterna, essa seria a coisa pior que poderia passar com aquele homem se ele não mudasse o sentido da sua vida. Jesus não estava ameaçando aquele homem com um castigo, mas estava advertindo sobre o risco da condenação eterna, o convite de Jesus era para aquele homem deixar sua vida de pecado. Lembrando que a pregação de Jesus sempre foi sobre arrependimento.

CONCLUSÃO:

38 anos é um tempo muito grande, esperar por tanto tempo pode nos fazer desanimar, perder as forças e até mesmo desistir. As vezes parece que Deus se esqueceu de nós, portanto, por mais que pareça que nada vai acontecer, por mais que gemamos na expectativa, Deus tem um tempo e um modo para cumprir seu propósito, ele não depende de você para cumprir sua vontade e Ele não esquece dos seus e nem os abandona.

Se você não visualiza o que Deus tem, se acha que é tarde, se já perdeu as esperanças, hoje o chamado de Deus pra você é: “Levanta-te, toma o teu leito e anda”. Não desista dos seus sonhos. A ordem celestial é um pouco diferente do que estamos acostumados:

- Persevere!

- Persiga seu sonho!

- Veja o impossível!

- Experimente o sobrenatural de Deus!