TEMPO DE DEUS

Pastor Eduardo Saba - 04 de Março 2018, Goiânia-GO

Ap 2:18-26

INTRODUÇÃO:

Temos percebido que o tempo de Deus pode ser diferente do nosso e sua forma de agir diferente do que almejamos. Temos na Bíblia homens como Abraão a quem Deus chama para, através da sua descendência, abençoar as famílias da Terra, porém, entre seu chamado (75 anos) e o nascimento de seu primeiro filho com sua mulher se passaram 25 anos.

No cenário do texto de Apocalipse, vemos Deus dizer (v.21) “dei-lhe tempo para que se arrependesse”.

Entendamos então o tempo que Deus nos dá e qual seu propósito (Ec 3:1-8):

1) Não somos nós que controlamos o tempo das circunstâncias vividas, mas cabe a nós percebermos a oportunidade daquele momento (Ec 3:1-2).

2) Somos responsáveis por aceitar e contribuir com o tempo de Deus para nossa vida (Ec 3:3).

3) Reaja de forma correta diante às circunstâncias de cada tempo que Deus permite você viver (Ec 3:17).

4) Perceba o tempo de mudar de direção (Ec 8:6; Ap 2:21) – Pode ser que Deus esteja dando tempo a você como um pecador dá corda a um grande peixe até captura-lo.

Por que Deus dá tempo a nós?

1) Ele nos conhece (Ap 2:19; Sl 139:23-24) – Ele conhece nosso coração melhor que nós mesmos

2) Ele quer que nós abramos os olhos para aquilo que Ele já sabe, pois Ele nos ama (Ap 2:21) – Deus sabia que o povo estava inclinado a tolerar princípios que Jezabel transmitia.

- Quem era Jezabel?

Era uma adoradora de um deus chamado Baal e casou-se com Acabe, rei de Israel, povo que adorava apenas o rei verdadeiro.

- O que ela representa?

a) Introdução de ídolos no meio do povo de Deus – Ela levou o povo a adorar a Baal e abandonar a Deus. E hoje? O que estamos vivendo que nos afasta da comunhão com Deus? (Prazer, dinheiro, reputação, imoralidade, etc)

b) Incitação ao pecado – Havia no culto a Baal um estilo de sexo cultual. Muitas vezes pessoas, mesmo na própria igreja, incitam outras a práticas pecaminosas.

c) Perseguição – Ela perseguiu os profetas de Deus, inclusive Elias. Hoje, alguns criticam aqueles que buscam servir a Deus com integridade de coração rotulando-os de fanáticos.

d) “Mistura” no culto a Deus – Introduz práticas mundanas dentro do culto

O que fazer para mudar o “tempo” em nossas vidas?

1) Reconheça que Ele nos dá tempo para arrependermos (Ap 2:21)

2) Lembre-se de onde caiu (Ap 2:5)

3) Tome uma atitude que te leve ao arrependimento

4) Volte ao primeiro amor

5) Guarde até o fim seu propósito com Deus (Ap 2:25-26)

CONCLUSÃO:

Deus tem dado a nós tempo para todas as coisas e nós precisamos usá-lo com sabedoria, e entender que o tempo que Ele nos dá é para redirecionarmos nossa vida e nossa história.

PERGUNTAS:

Você já percebeu em alguma situação específica Deus te dando tempo para mudar de rota?