TENDO UM CORAÇÃO QUEBRANTADO

Pastor Eduardo Saba - 18 de Fevereiro 2018, Goiânia-GO

João 20:24-31

INTRODUÇÃO:

Tudo que Deus faz tem propósito, ele deixa marcas e sinais para que o vejamos e possamos conhecer melhor quem é Jesus (Jo 20:30-31). Muitas pessoas acreditam em Jesus, outras até frequentam a igreja, porém, existem pessoas que, mesmo dentro da igreja, parecem insensíveis a ação de Deus em suas vidas.

O que nos impede de sermos quebrantados ao mover de Deus?

1) Afastamento gradativo (v. 24) – Tomé estava ausente quando todos os outros apóstolos estavam reunidos, não sabemos o motivo, mas ele não provou o sopro do Espírito que os outros apóstolos haviam provado. Essa ausência produziu nele dúvidas e questionamentos sobre a ressurreição de Jesus. Nós também, sem percebermos, ao nos afastar da comunhão de Cristo e seu corpo (a igreja), corremos o risco de nos afastarmos da comunhão com Deus (Hb 10:25)

2) Se entregar ao prazer do pecado (Gn 4:7) – O prazer momentâneo do pecado pode nos escravizar e produzir em nós o endurecimento do coração. I João 3:9

3) Incredulidade (Jo 20:27) – Nós até cremos em Deus, porém, quando deparamos com situações que nos afligem e parece demorar a resposta, nosso coração pode ficar bloqueado.

4) Indisposição a uma vida de renúncia (Lc 14:33) – O apelo a lógica humana muitas vezes nos impede de ver o agir sobrenatural de Deus.

5) A escolha de não ouvir ao Senhor (Jo 20:25) – Tomé não quis ouvir os apóstolos que afirmaram ter visto ao Senhor ressurreto. Nós também muitas vezes optamos por não ouvir nossos líderes que são usados por Deus. (Tg 4:17)

Como voltar a ter um coração quebrantado perante a ação de Deus?

A) Volte ao caminho que você desviou dele (Jo 20:26; Sl 51:17) – Tomé reencontrou com os apóstolos e com a presença do Senhor 8 dias depois. Nós também precisamos nos dispor a recomeçar, restaurar e voltar ao primeiro amor.

B) Tenha coragem de admitir seu pecado (Jo 20:28) – Reconheça seu pecado, arrependa-se, peça perdão ao Senhor, não transfira sua culpa a outras pessoas, se quebrante e confesse seu erro.

C) Tome iniciativa em restaurar o que estava errado (Jo 20:27,28; Mc 11:25)

D) Corrija sua motivação interior (Jo 3:30)

E) Tenha um coração grato pela correção (Jo20:28) - Reconheça e agradeça por terem investido nos seus pontos fracos.

Por mais que você tenha passado por frustrações e decepções que fizeram o seu coração endurecer, decida ter um coração sensível a voz de Deus. Isso produzirá em você uma intensidade de comunhão com Deus que irá revolucionar sua vida.

PERGUNTAS:

Que tipo de pessoa você é? Coração sensível ou endurecida?

Você já passou por experiências que te levaram a quebrantar seu coração?