A CRUZ COMO ELA É

Pastor Eduardo Saba - 04 de Fevereiro 2018, Goiânia-GO

Filipenses 3:17-21
I Cor. 1:18, 23-24

INTRODUÇÃO:

A Cruz é um sinal que muitos utilizam, porém nem todos sabem seu verdadeiro significado. Veja que a cruz é a imagem do vertical, que aponta para Deus, e encontra-se com o horizontal, que aponta para o homem. É o encontro do terreno com o celestial, o lógico com o sobrenatural. Muitos no meio cristão introduziram uma visão deformada e desprezaram o verdadeiro sentido da cruz.

ONDE O EVANGELHO SEM CRUZ NOS LEVA?

A) Pensar que todo prazer é permitido - v. 19 "... o deus deles é o ventre...". Não se exige renúncia ao governo da carne.

B) Pensar que podemos ter aliança com o mundo e seus prazeres - v.19 "... só se preocupam com as coisas terrenas". I Co 6:14-17. Leva a um estilo de cristianismo que não estabelece limites, não diz o que é pecado. Mostra uma cruz deformada, onde nada que seja desagradável pode ser requerido.

C) Pensar que as coisas velhas devem ser apenas reformadas - II Co 5:17 diz que "as coisas velhas passaram e eis que se fizeram novas". Quando você está diante da cruz de Cristo você é uma nova criatura e não apenas um ser melhorado. Se você era agressivo, arrogante, egoísta, você é perdoado e transformado através da cruz. (Ef. 4:17-19)

D) Acreditar em um evangelho sem arrependimento e sem conversão - Fp 3:18 "Inimigos da cruz de Cristo"; At 3:19.

E) Acreditar em falsos ensinos - Fp 3:19- Estimulam as pessoas a viverem longe dos padrões de Deus, viverem parcialmente os princípios bíblicos.

A VERDADEIRA CRUZ DEVE NOS LEVAR:

A) Ao verdadeiro arrependimento - At 2:36-38 - Essa experiência leva-nos a provar o perdão, a purificação e o recebimento do Espírito Santo. Mesmo após a conversão, precisamos cultivar o arrependimento e sermos livres da escravidão do pecado. Rm 6:14.

B) A uma vida de santificação - Hb 12:14; I Co 7:1; Rm 8:1

C) A usufruir da paz e misericórdia vinda do Senhor - Gl 6:14-16

D) A provar o poder de Deus- I Co 1:18 e 23 - Na cruz temos perdão das nossas transgressões, das maldades humanas, cura de dores e enfermidades, e somos reconstruidos em um novo conceito de vida.

CONCLUSÃO:

A Cruz nos aproxima do Deus criador, onipotente, Senhor. Na cruz Cristo nos substituiu, nos justificou, nos trouxe Sua paz e nos aproximou de Deus. Não deforme e nem seja inimigo da cruz de Cristo.

PERGUNTAS:

Você já teve visão errada a respeito da cruz? Qual sua visão hoje?

Quais os benefícios da cruz para nós?