PROPOSTAS E REAÇÕES – Parte 2

Pastor Eduardo Saba - 19 de Novembro 2017, Goiânia-GO

Ex 8:25-29

Dando continuidade, relembramos da importância de termos as reações corretas que devemos ter diante de propostas que nos são feitas todos os dias. Algumas exigem de nós renúncia e coragem para encararmos, outras são indecorosas e exigem de nós postura firme.

Já comentamos sobre as propostas feitas por Faraó a Moisés e que simbolizam o que o maligno tenta fazer conosco:

1) Faça sua celebração aqui mesmo;

2) Não vá muito longe na sua entrega;

3) Pode ir, mas não leve sua geração com você;

4) Deixe seus bens aqui (Ex 10:24) – Somos induzidos a pensar que deixar que nossos bens sejam utilizados no mundo (fora do contexto cristão) seria melhor opção de aplicação daquilo que está em nossas mãos. Porém, se convertermos de todo coração veremos que “onde está nosso tesouro, ali estará nosso coração”.

Reações de Moisés que devemos imitar:

A) Tenha discernimento daquilo que é inconveniente (v.26)

B) Haja de acordo com a direção de Deus (v.27) – Seja resoluto em seu propósito. Seja como Moisés que foi firme dizendo: temos que ir e fazer conforme o que Deus nos disse. Vamos oferecer a Ele nossa verdadeira adoração, perdão e rendição. Devemos ter firme a Palavra de Deus. Lembre-se que em Mateus 4 Jesus reagiu firme às propostas do maligno, sempre apoiado na Palavra do Senhor.

C) Queira a bênção para você e as próximas gerações (Ex 10:9, Sl 78:3-7) – Não retenha só para você a bênção de Deus, conte às gerações vindouras as maravilhas que Deus tem feito. O propósito de Deus é derramar do seu Espírito sobre toda carne (At 2:17-18).

D) Ore para que haja arrependimento e novo nascimento (At 3:19) – Moisés priorizou a vida de comunhão com Deus.

E) Seja diligente com aquilo que Deus colocou em suas mãos (Ex 10:25-26) – Aquilo que Deus designou a você se empenhe em fazer da melhor forma. O que o inimigo tentar te roubar, não permita, lute, creia, Deus te fortalecerá e você verá o fruto do seu empenho, “nenhuma uma unha ficará”. Você verá que o propósito de servir ao Senhor será o honrado em sua vida.

CONCLUSÃO:

Suas reações vão determinar a dimensão da sua vitória, por isso, haja de acordo com a direção de Deus. Proponha ser abençoado em sua vida e um abençoador dos que te cercam e das gerações que ainda virão. Sirva ao Senhor com tudo aquilo que Ele te deu e seja próspero.

Perguntas:

• Você já teve dúvidas sobre qual seria a melhor decisão em momentos importantes?

• O que pode nos ajudar em momentos de decisões difíceis?

• O que você tem feito com o que Deus colocou em suas mãos (dons, talentos, bens materiais, profissão)? Como você pode usar essas coisas em prol da obra de Deus?

Observação:

Essa palavra é uma continuação do domingo anterior. Até o item 3 temos uma introdução relembrando a última palavra, esteja atento.